30 de julho de 2016

Rute e Noemi um exemplo a ser seguido

No mundo hoje em dia, temos visto a fama de que relacionamentos entre nora e sogra devem ser uma disputa, rivalidade, etc… Mas o que a bíblia nos ensina sobre isso?

No livro de Rute, temos uma linda história, de amizade e amor, entre Noemi e suas duas noras. Contando um pouco da história para vocês é o seguinte, Noemi vivia com seu marido Elimeleque, seus dois filhos Malom e Quiliom e suas esposas Orfa e Rute nas terras de Moabe. Viveram ali por anos até que Elimeleque veio a falecer, sendo assim Noemi ficou viúva e viveu 10 anos junto com seus filhos até que estes também vieram a falecer, Noemi então decidiu voltar para junto da sua família em Belém de Judá sua terra natal, quando ela foi se despedir de suas noras elas choraram muito, a bíblia até enfatiza dizendo que choraram alto e não quiseram se despedir de Noemi, elas queriam ir junto a onde Noemi fosse, ao invés de voltarem para casa de seus pais por exemplo.

Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar alto e lhe disseram: Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! Rute 1. 10

Porém Noemi insiste à suas noras voltarem para casa de seus pais, re-fazerem sua vida, casarem novamente. Orfa então decide fazer isso, decide deixar Noemi mas Rute responde o seguinte:

Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Rute 1.16

Que exemplo melhor que esse? Vocês imaginam como deveria ser a vida dessa família de modo que as noras, mesmo após ficarem viúvas, não quiseram separar-se de sua sogra? Precisamos levar isso em consideração nos nossos relacionamentos familiares, precisamos gerar o que ha de melhor uns nos outros dentro da nossa casa. Precisamos viver o que Rute declarou à Noemi sua sogra: “…O teu povo será meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” Essa era a essência das famílias da igreja primitiva, união, amor, cooperação.

Procurem trazer isso para dentro de seus lares, vamos resgatar o verdadeiro evangelho de Jesus, que possamos ser verdadeiros adoradores pois são estes que fazem a diferença, isso é ser o sal da terra, isso é ser a luz do mundo.

Posts Relacionados

Não seja inimiga de si mesma

Muitas mulheres tem a síndrome de super mulher quando na verdade somos apenas mulheres e precisamos conhecer nossos limites.

Maquiagem, dica para montagem do seu kit.

Dicas de excelentes produtos acessíveis para que você possa montar seu kit com bons produtos que irão lhe proporcionar desde uma maquiagem básica até mesmo uma mais elaborada.

Ame-se, tire um tempo para você!

Ame-se, tire um tempo para você! Quem quer da um jeito, quem não quer da desculpa!

Marta e Maria, o poder da escolha

Deus é o nosso auxílio, presente na tribulação e na angústia, acredite nas palavras dEle e não nas mentiras do inimigo.

A era digital e os relacionamentos

Estamos em um tempo onde a socialização nunca esteve tão em alta e paralelo a isso nunca fomos tão antissociais.

Para mulheres: Confiança roubada

Mulheres amem a si mesmas, suas qualidades, suas virtudes, jamais se comparem com outras mulheres, ainda mais com as dos filmes e revistas, pois são irreais, fruto de um padrão da ditadura da beleza!